Versão em Português English version Versión en español

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Imagem retirada de https://udop.com.br/noticia/2019/11/26/brasil-acumula-deficit-de-us-1-099-bi-na-balanca-comercial-de-novembro.htmlBrasil acumula déficit de US$1,099 bi na balança comercial de novembro

27/11/2019

A balança comercial brasileira registrou déficit de 630 milhões de dólares na quarta semana de novembro, acumulando no mês um saldo negativo de 1,099 bilhão de dólares, conforme dados divulgados pelo Ministério da Economia nesta segunda-feira.

Com isso, a balança caminha para fechar o mês em território negativo, o que não acontecia desde novembro de 2014, quando houve déficit de 2,432 bilhões de dólares.

Já em outubro, a fraca performance da balança comercial levou a um resultado pior que o esperado para as transações correntes brasileiras, o que ajudava a pressionar o dólar para cima. Às 15h29, a moeda norte-americana subia 0,52%, a 4,2146 reais na venda.

Das quatro semanas em novembro até aqui, houve superávit somente na primeira, de 248 milhões de dólares. Na segunda semana de novembro, o déficit foi de 176 milhões de dólares e, na terceira, de 541 milhões de dólares.

Em nota, o Ministério da Economia informou que no acumulado do mês de novembro, as exportações caíram 38,4% sobre igual etapa do ano passado, com recuo de dois dígitos em todas as categorias.

As vendas de manufaturados tiveram uma retração de 46,1%, as de semimanufaturados recuaram 37,8% e as de básicos, 31,9%.

Já as importações sofreram uma redução de 14,8% sobre o mesmo período do ano passado.

Na ponta das exportações, o Brasil tem visto um resultado mais fraco em meio à desaceleração do crescimento global, a um cenário de tensões comerciais entre China e Estados Unidos e à crise econômica na Argentina.

Já as compras de produtos de fora têm sido afetadas pela demora da economia brasileira em ganhar tração.

Fonte: Udop, com informações da Reuters (escrita por Marcela Ayres)

Home | Institucional | Serviços | Clientes | Notícias | Localização | Contato

Todos os direitos reservados - © 2010

RGB Comunicação - Agência de Internet e Produtora de Vídeo