Versão em Português English version Versión en español

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Imagem retirada de http://www.frenet.com.br/blog/gestao-de-logistica-do-e-commerce/Gestão Logística: Vantagem Competitiva ou questão de sobrevivência ?

21/02/2018

"Qual(is) seria(m) a(s) causa(s) do declínio das empresas?"

Os autores Slatter & Lovett (1999, p. 21), nos apontam dez causas internas e três externas, a saber:
Causas Internas:
- Gestão deficiente;
- Controle financeiro inadequado;
- Gestão deficiente do fundo de maneio;
- Custos elevados;
- Incapacidade de responder ao mercado;
- Foco no faturamento e não na rentabilidade;
- Grandes projetos;
- Aquisições;
- Política financeira inadequada (estrutura de capital deficiente, falta de reinvestimento, fontes de financiamentos inadequadas à estrutura de riscos da empresa);
- Inércia e/ou confusão organizacional.
E como causas externas, temos:
- Mudanças na procura, ou seja, redução ou mudança do padrão de procura do produto ou serviço, obsolescência dos produtos ou cíclico declínio do mercado;
- Competição, onde vemos a falta de capacidade de responder à introdução de uma vantagem competitiva por parte dos competidores;
- Impactos adversos no mercado das matérias-primas.

É de conhecimento de todos, que nos tempos atuais, a logística deixou de ser um simples setor dentro das empresas, para se tornar uma grande ferramenta de VANTAGEM COMPETITIVA e a efetiva gestão deste setor, ajudará a manter a empresa viva.

A alta competitividade entre as empresas está cada vez maior e para sobreviver nesse mercado cada vez mais exigente é necessário buscar o diferencial. Segundo Michel Porter (2009), “Uma empresa somente consegue superar seus oponentes se for capaz de estabelecer uma diferença que consiga preservar. A empresa deve entregar maior valor para os seus clientes, ou criar um valor comparável a um custo mais baixo, ou fazer ambos.”

Já Neil Rackham, nos diz que: “valor é algo pelo qual o cliente está disposto a pagar. É o cliente quem determina o valor, não o produto. Se o beneficio é mais alto que o custo, eu recebi valor.”

Ênio Padilha (2010) em artigo publicado em seu blog, nos diz que
DIFERENCIAL COMPETITIVO é tudo aquilo que torna a sua empresa ÚNICA ”aos olhos do cliente”. É um recurso que uma empresa possui ou controla e que é percebido pelo mercado como positivamente destacado.

Desta forma percebemos o quanto uma gestão logística extremamente eficiente é importante para as empresas, pois ela é a responsável em agregar valor ao produto ofertado. Os clientes estão cada vez mais exigentes. Querem produtos de maior qualidade, por menores preços e no menor tempo possível.

Não devemos nos esquecer que toda empresa pode competir por liderança em custos ou diferenciação e o gestor logístico precisa tentar alinhar as atividades da empresa nessa direção.

Para que toda essa cadeia funcione perfeitamente, o gestor logístico deverá minimizar todos os custos (liderança em custos), sejam eles de armazenagem, estocagem, movimentação, inventário, embalagens, custo do pedido, custos de transporte, gerenciamento de risco, seguros, da informação, pessoal, máquinas e equipamentos, entre outros, e procurar manter excelentes níveis de serviço, qualidade nos produtos, diferenciação de produtos e serviços, prazo de entrega, preços baixos, etc.

O gestor logístico deve ter a preocupação de desenvolver toda a cadeia de valor afim de satisfazer as necessidades dos clientes, obtendo assim uma vantagem competitiva. Este desenvolvimento poderá ser realizado através da correta escolha dos fornecedores, do desenvolvimento dos mesmos, de uma política de estoques coerente, do aprimoramento de seus produtos e serviços, da escolha do melhor modal de transporte, do investimento em novas tecnologias visando a melhoria do ciclo de desenvolvimento de produtos, produção, informações, marketing e vendas, da assistência pós-venda, etc.

Nosso objetivo com esse artigo foi promover uma reflexão e mostrar para todos o quanto a gestão logística é fundamental e relevante para as empresas poderem não só sobreviver aos turbulentos dias atuais, mas também obter uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes, através de uma empresa enxuta, moderna, inovadora, mantendo uma posição lucrativa e sustentável frente aos concorrentes.

Fonte: Administradores.com, escrita por Glaucio Penido Martins

Home | Institucional | Serviços | Clientes | Notícias | Localização | Contato

Todos os direitos reservados - © 2010

RGB Comunicação - Agência de Internet e Produtora de Vídeo