Notícias

Por AnnaStillsMudança de hábitos na área de Transporte de Veículos e de Carga na pandemia

26/10/2020

A realidade do ano de 2020 fugiu às expectativas de todos, quando o Coronavírus chegou no Brasil e criou uma nova realidade para nós. Uma grande fatia de empresas, comércios e negócios pararam, e uma nova rotina foi instalada de forma induzida.
Essa crise mundial afetou setores e países do mundo inteiro. Causou danos imprevisíveis em todas as áreas, mas ao mesmo tempo em que surgiu toda essa tempestade e incerteza, especialistas de diversos países buscaram inovações e saídas para voltarem à normalidade.
A palavra crise não agrada a ninguém, mas de certo modo, essas crises aceleram tendências e inovações, justamente porque a necessidade de reinventar é urgente, e tanto consumidores quanto produtores necessitam se reajustar.
Comportamento e demanda mudam, e as tecnologias começam a ser estudadas com mais afinco e renovam todas as esperanças, acelerando novidades que se anteciparam por conta da pandemia.
Os efeitos da pandemia no mercado de Transportadoras de Veículos
Empresas transportadora de veículos e logística, em meio a pandemia, foram, assim como todos os outros setores, afetados. Segundo o DECOPE, Departamento de Custos Operacionais da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, desde o início de todas as restrições, essa área teve uma queda de 26,14% no volume de transporte de cargas, isso em comparação aos anos passados.
No primeiro semestre de 2020, a maior queda relacionada aos impactos do Coronavírus foi no mês de abril, que contabilizou uma redução de quase 44% no volume de cargas transportadas no país.
Mas, mesmo com os números em queda em alguns Estados, o setor logístico ainda se mantém estável, principalmente neste momento de retomada, no segundo semestre. Isso porque, por mais que tenha tido uma decaída, essa área foi essencial para o restante de todos os outros serviços, que investiram em vendas na internet quando suas lojas fecharam.
Como somente comércios essenciais, como farmácias e supermercados puderam ficar abertos, shoppings, lojas de vestuários, calçados e afins conseguiram sobreviver a essa crise por conta da logística e vendas online.
Além disso, nesse cenário, o serviço de transportadora de veículos atuou bastante, movimentando cargas pesadas e que necessitam de bastante atenção em seus processos, para que os consumidores finais evitassem viagens, sair de casa para resolver burocracias ou até mesmo, entrar em contato com outras pessoas e receber o veículo em total segurança.
Mas além das preocupações já explícitas nos processos de transporte de bem de alto valor, a crise do Covid-19 acrescentou algumas outras, como a preocupação com a segurança dos contratados e contratantes e se todos os processos são feitos de modo seguro.
As empresas do setor tiveram que adaptar o formato de trabalho e desenvolver algumas boas práticas e hábitos para aumentar a segurança e manter esse meio seguro. Conheça todos eles a seguir.
Mudança de hábitos para os veículos que serão transportados
Atualmente, os veículos são recepcionados em um local planejado, para que eles não se misturem com outras mercadorias que já estavam desinfetadas. Eles devem ficar em uma área delimitada, para que possam ser higienizados.
A higienização deve ser feita logo após o recebimento das mercadorias, para que a limpeza e a desinfecção se tornem um hábito prioritário. Álcool 70%, lavagem e outros materiais desinfetantes devem ser utilizados.
Os caminhões das transportadoras devem ter uma limpeza diária tanto na parte interna quanto na parte externa, principalmente em pontos que obtém mais contato humano, como por exemplo volantes e maçanetas.
É recomendado que na parte interna desses veículos de transporte, seja instalado um dispenser com álcool em gel 70%, para uma utilização constante e para o motorista higienizar todos os objetos que são utilizados diariamente, como canetas, celulares, chaves, etc.
A manutenção e revisão dos filtros de ar condicionado de todos os caminhões devem ser feitas constantemente. E, sempre que necessário, a higiene e desinfecção, além da troca de filtro devem ser realizadas, para que todas as viagens sejam seguras.
Mudança de hábitos para os colaboradores: 
Para trabalharem em um ambiente seguro, os novos hábitos dos funcionários, na maioria dos locais de trabalho, é encontrar e utilizar um local para a higienização de mãos e das solas do sapato, antes de entrarem em seus respectivos escritórios. Então, borrifadores, álcool em gel e tapetes sanitizantes são muito utilizados.
Para o momento de alimentação, é necessário que o conforto e segurança dos trabalhadores seja o foco, então é preciso que haja um espaço com pia, água e sabão, e que o fluxo de pessoas seja menor, para evitar aglomerações.
Além disso, deve ser feita a medição de temperatura dos colaboradores na entrada do trabalho, para que antes do início da jornada diária, viagens ou saídas profissionais, seja possível constar uma boa temperatura e saúde.
Todos os locais devem ter algum instrumento para higienização e desinfecção das mãos, seja um pote de álcool em gel ou uma pia com água e sabão.
O lixo deve ser trocado de modo mais frequente, e manuseado com máscaras e luvas, para evitar quaisquer infecções ou problemas afins. E lembre-se todo devem utilizar máscaras a todo o momento!
Confie em transportadoras experientes no mercado
Para que você possa contratar transportadoras experientes e confiáveis, se atente se à companhias que seguem as novas tendências relacionadas ao segmento, se foca na saúde e segurança de colaboradores e clientes e sempre higieniza todos os seus ambientes e veículos de trabalho.
Além disso, a empresa deve oferecer segurança de transporte com agilidade e deslocamento adequado para todos os cantos do Brasil, utilizando sua tecnologia de ponta, rastreadores, seguro com cobertura durante todo o traslado e uma equipe treinada e orientada para proporcionar a melhor experiência.
A pandemia ainda está aqui, mas empresas focadas em resolução de problemas como essas, desenvolvem e avançam o mercado para driblar todas as crises que podem afetar o mundo.

Home | Institucional | Serviços | Clientes | Notícias | Localização | Contato

Todos os direitos reservados - © 2010

RGB Comunicação - Agência de Internet e Produtora de Vídeo